Tempo

Tempo (tic tac tic tac). Incrível o quão semelhante é o som entre um simples relógio e uma bomba pré-programada. O relógio também explode. Explode minha paciência, minha carência, minha leve demência. Vamos! Não tenho tempo! (tic tac tic tac). Não posso perder meu tempo! Ao expelir essas frases, o sem-tempo não percebe a incrível contradição em que se inclina: como pode perder algo que sequer possui? Ou que pelo menos insiste em dizer que não detém a posse. O sem-tempo – sem-vida, sem-teto (?) – espreme-se em sua corriqueira rotina. Isso porque o tempo insiste em pregar-lhe peças, insiste em ser constantemente escasso (ou, às vezes, incomumente inexistente). 
Quando, nos achados e perdidos, o sem-tempo encontra seu mais precioso objeto (muitas vezes já amassado, corrompido), e enche-se de vigor. E então, com um ímpeto animalesco, põe-se a investir (?) seu tempo em futilidades corriqueiras (não cabe a mim decidir o que seja ou não fútil, pois cada empresário do tempo deve conhecer bem o seu almejado objeto de investimento). Depois, já com saldos negativos temporais, põe-se a reclamar de seus filhos, de sua esposa, de seu lar. O ser humano sempre cede aos mais fracos o “dom” da culpa. Como minha esposa, tão fiel e casta em sua santidade, pôde me trair? Como minha filha, no alvorecer de sua juventude, pôde engravidar? Como meu filho, em seus constantes tempos de estudo, põe-se a se drogar? Bem, Sr. Sem-Tempo, esses são os juros cobrados pelo BRT – Banco de Reservas de Tempo -, que há muito, em sua vida, emprestou-lhe escassos (mal utilizados) tempos. Parcela em quantas vezes? Atende pelo crediário? Aceita cartão de crédito? (Risos) Sr. Sem-Tempo, a dívida com o tempo é eterna, impossível de ser quitada.* 
Anos se passaram. O infalível tempo cedeu ao sem-tempo profundas rugas em sua pálida face. Porém, em troca, o sem-tempo não fora contemplado com a experiência. Isso porque este recurso só pode ser adquirido por exímios administradores do contratempo (ou por aqueles que possuem bônus suficiente para adquiri-lo em uma de nossas lojas credenciadas). 
O Sr. Sem-Tempo um dia sucumbiu. Sua pálida face acinzentou-se. Seu olhos, sedentos de tempo, foram consumidos pelas pacientes larvas. E agora? O que deixei? O que construí? Em que me firmei? O que me resta agora? Agora, o Sr. Sem-Tempo mudou de nome. Agora ele se confunde com o próprio tempo. E o Sr. Sem-Tempo finalmente adquiriu uma incrível capacidade: agora possui todo o tempo do mundo (e quem sabe até de outras galáxias) para pensar. Sua felicidade estaria completa se não fosse o clima quente e abafado de sua cidadela mortal: Sete Palmos do Chão, Hell City.
 
*Obs.: A máquina do tempo não mais é fabricada, devido aos graves efeitos colaterais (temporais). (Em letras miúdas, lógico. Técnica de marketing.)

Relógio (Poemas Avulsos)


Este texto foi publicado no Recanto das Letras. Aqui.
Pin It now!

2 comentários :

Minha nossa!
Agora você me deixou a pensar:
O que estou fazendo com meu tempo?
Não fiz a metade das coisas que, há dez anos atrás, gostaria de já ter feito quando chegasse a idade que tenho hoje.
Agora quero falar com a central de soluções de sua empresa. Tem algum número "0800"??
Além de tempo, também não tenho créditos nem bônus telefônicos rsssss
Abraço, caríssimo!

HAHAHAHA! Obrigado pelo comentário, Sara! Abraço!

Postar um comentário

Gostou? Então, assine nosso Feed RSS!

Poemas Avulsos


Todos os direitos reservados © Poemas Avulsos | Política de Privacidade