Gênero textual versus tipologia textual

INTRODUÇÃO

Iniciaremos, hoje, no Blog Poemas Avulsos, uma categoria de textos didáticos, abordando, quinzenalmente, os principais temas da Literatura e da Gramática da Língua Portuguesa, à título de consulta ou de simples curiosidade.

No presente texto, abordaremos, de forma sucinta, a diferença entre gênero textual e tipologia textual.
Carta (Poemas Avulsos)O que é falado, a maneira como é falado, a forma que é dada ao texto são características ligadas ao gênero. Como as situações de comunicação em nossa vida são inúmeras, inúmeros são os gêneros textuais em nossa vida social são inúmeras, inúmeros são os gêneros textuais: bilhete, carta pessoal, carta comercial, telefonema, notícia jornalística, editorial de jornais e revistas, horóscopo, receita culinária, texto didático, ata de reunião, cardápio, palestra, resenha crítica, bula de remédio, instruções de uso, e-mail, aula expositiva, piada, romance, conto, crônica, poesia, verbete de enciclopédias e dicionários etc. Os gêneros literários, no entanto, limitam-se a apenas três: lírico, épico e narrativo. Abordaremos estes, detalhadamente, a posteriori.
Os textos, independentemente do gênero a que pertencem, se constituem de sequências com determinadas características linguísticas, como classe gramatical predominante, estrutura sintática, predomínio de determinados tempos e modos verbais, emprego de vocativo etc. Assim, dependendo dessas características, temos os diferentes tipos textuais.
Como já vimos, os gêneros textuais são inúmeros, dependendo da função de cada texto e das diferentes situações comunicacionais. O mesmo não acontece com os tipos textuais, que são poucos: narrativo, descritivo, argumentativo explicativo ou expositivo, injuntivo ou instrucional. Para não fugir ao escopo, os tipos textuais serão detalhados somente em outra situação.


REFERÊNCIAS
INFANTE, Ulisses. Curso de literatura de língua portuguesa: volume único: ensino médio. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2001.
DE NICOLA, José. Gramática da palavra, da frase, do texto. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2004.

#Sugestão de links:
1) Gênero Textual e Tipologia Textual, por Sílvio Ribeiro da Silva, aqui.
2) Tipologia textual versus gênero textual, por Wellington de Melo, aqui.

# Sugestão de vídeos:
1) Vídeo Aula 01 - Português - Int. Textos - Tipologia Textual e Gênero Textual - Concurso TJES



2) Vídeo Aula 02 - Português - Int. Textos - Tipologia Textual e Gênero Textual - Concurso TJES


3) Vídeo Aula 03 - Português - Int. Textos - Tipologia Textual e Gênero Textual - Concurso TJES

Pin It now!

0 comentários :

Postar um comentário

Gostou? Então, assine nosso Feed RSS!

Poemas Avulsos


Todos os direitos reservados © Poemas Avulsos | Política de Privacidade