Pobre e soberba

A SOBERBA #1


Rochelle, pobre e soberba (Poemas Avulsos)NASCEU no interior do estado, em uma choupana de teto de palha e paredes de barro. Se o ditado popular fosse verídico, diria que nasceu com as nádegas viradas para o Sol. Teve de viver aquela vidinha interiorana de muito trabalho e pouco estudo.
A falta de sorte financeira e intelectual, no entanto, fora compensada com uma astúcia inigualável. Como se tal virtude não bastasse, era harmônica de curvas e traços de rosto. Isso mesmo que você está pensando, leitor: não demorou muito e ela logo se engraçou com o coronel da cidadela. Era a amante e, como boa profissional do ramo, sugava do adúltero bons quinhões. Nada que uma boa lábia (lê-se ameaças) não resolva, não?
Ostentava pelas vielas os mais requintados ornamentos, com uma altivez de rainha, despertando os cochichos e o imaginário alheios. Alguns diziam que ela era mulher da vida; outros, que havia herdado a fortuna de um tio desconhecido; os mais lunáticos acreditavam em seus poderes místicos: tachavam-na de bruxa. Não, leitor, sinto dizer que, a exemplo da segunda hipótese, ela não tinha o virtuoso coração de Aurélia, de José de Alencar. Enveredava-se mais para as tramoias de Marcela, de Machado de Assis.
E foi vivendo sua vidinha de bocados, sempre muito bem assessorada pela impunidade. Se você espera um desfecho trágico para nossa protagonista, leitor, feche esta aba e volte ao Facebook. Nunca foi desmascarada, punida nem  - muito menos -  carbonizada. Isto porque este é o roteiro da peça Brasil, na qual os vilões, via de regra, têm um final feliz.


# SUGESTÃO DE LINK:
1) Saiba mais sobre as diversas facetas da Soberba, aqui.
Pin It now!

2 comentários :

Amei a ironia no final do texto. A narrativa com uma cadência bem gostosa e simples. Sempre bom passar por aqui.

Agradeço os elogios, Leco, e as visitas também. Espero que você volte sempre!

Abraços.

Postar um comentário

Gostou? Então, assine nosso Feed RSS!

Poemas Avulsos


Todos os direitos reservados © Poemas Avulsos | Política de Privacidade