Não dê esmola, dê cidadania

A PREGUIÇA #3

SEMÁFORO vermelho. Era noite e a luz dos postes esgueirava-se pelos resíduos suspensos, formando um amarelo opaco e desvanecido. O calor evaporava do asfalto e misturava-se ao som da impaciência dos motoristas: o clima era de uma agonia ensurdecedora.
- Levante os vidros! Rápido! – disse o passageiro, nitidamente inquieto.
- Hã? – ainda despertava da latência do tédio – Mas por quê? – peguei-me já suspendendo o vidro, como que por instinto de defesa.
O passageiro dirigiu o olhar para a silhueta à frente, que se desenhava pálida nas cores do urbano. Naquele instante, fui invadido por uma sensação mui peculiar. Tanto que me vi intimado a decompô-la em palavras. Acredito, leitor, que é nesses sentimentos que cruzam as águas da inspiração e da imaginação.
O passageiro gesticulava algo sobre moleques de rua e assaltos, culpando-os por estarem naquela situação; dizia que era por Preguiça, puro comodismo.
Criança de rua no semáforo (Poemas Avulsos)
Foto: Tiago Queiroz/AE
Aqueles olhos lânguidos, refletidos pelo vermelho-marrom; aquela mão estendida; aquelas vestes maltrapilhas. Havia algo de pitoresco naquela cena que a tornava única. Sentia-me como que beijando os lábios da Miséria ou, quem sabe, em núpcias com a Pobreza. A excessiva subjetividade rouba-me as palavras, leitor.
Quando dei por mim, estas palavras deslizaram por entre meus lábios:
- Mas eu não tenho dinheiro...
O passageiro, curioso, encarava aquela interrupção, dissonante de  seu raciocínio. E, prontamente, expôs a solução do problema:
- Obedeça aquela plaquinha e escreva Cidadania em um papel e dê a ele – riu-se por inteiro, sem saber que, em breve, seria exposto ao ridículo nestas linhas.

# Sugestão de link:
1) Dados: crianças e adolescentes em situação de rua. Interessante matéria acerca das estatísticas das crianças de rua, em âmbito mundial. Veja na íntegra, aqui.
Pin It now!

0 comentários :

Postar um comentário

Gostou? Então, assine nosso Feed RSS!

Poemas Avulsos


Todos os direitos reservados © Poemas Avulsos | Política de Privacidade