Pai, me compra um amigo?


AOS PRANTOS, meu filho veio em minha direção, atropelando-se entre soluços e obstáculos:
 - Que foi, pequenino? – envolvi-o em meus abraços, afagando-lhe a dor.
 - P-p-pai, me compra um amigo? – disse, enxugando as lágrimas e com brilho nos olhos daqueles que possuem plena convicção do que dizem.
- Comprar um amigo? – estranhei o pedido, ofertando-lhe a impossibilidade empírica do fato por meio de um franzir de cenho.
Explicou-me toda a história, entre malabarismos e contorcionismos corporais, queixando-se de suas falsas amizades.
 - Meu querido – adociquei a voz -, aprenda, desde já, que o ser humano é o bicho mais difícil de se lidar. – retirei o cabelo que caía em sua testa e aproximei-me de seu rosto. – Aprenda, também, antes de tudo, a perdoar as pessoas.
Aqueles olhos inocentes transpareciam a confusão que se instalara em sua mente. Pôs a mão no queixo, pensativo, olhou para o teto e, como que em um Eureka, disse:
 - Obrigado, papai! – e saiu, correndo em desespero.
Após um nem tão curto lapso de tempo, chegou-me com uma folha de papel, meio amassada e muito rabiscada, agitando-a ao vento:
 - Olha aqui, papai, o que eu fiz! – o sorriso juvenil iluminava seu semblante. – Veja se aprendi a lição!
Aqui transcrevo seu conteúdo, após as devidas correções gramaticais e inúmeras consultas ao dicionário grego-português.

“COMO ESCOLHER UM BOM AMIGO

1. Um bom amigo divide a bola com você, no jogo de futebol, e não sovina as figurinhas repetidas do seu álbum predileto; 

2. Um bom amigo ouve você quando, ao gritar por socorro, pede que o ajude a se levantar e a limpar as feridas e raladuras da queda de bicicleta;

3. Um bom amigo não só divide o lanche da escola como também o ajuda a completar os trocados para comprá-lo;

4. Um bom amigo ajuda você a escurecer os brancos daquela prova difícil;

5. Um bom amigo o aconselha a não seguir por este ou aquele corredor, por saber que o valentão da escola o espera logo adiante;

6. Um bom amigo acompanha você não só nos dias ensolarados como também nos chuvosos, sempre de posse de um guarda-sol/chuva;

7. Um bom amigo não ri de você e sim com você ao pagar aquele mico na frente de todos – e ri muito dos outros com você, claro;

8. Um bom amigo não põe em jogo toda uma amizade por causa de uma aposta perdida ou de uma birra infundada, e, por mais que o faça, você deve sempre estar disposto a perdoá-lo;

9. Um bom amigo lê mentes e sabe o que e como dizer no momento em que você perde a partida do século do Mortal Kombat;

10. Um bom amigo é o irmão que queríamos ter, sem as brigas pela parelha no vídeo game.”

- Nossa, filho! – surpreendi-me ao terminar de ler os dez mandamentos. E percebi que, a cada um deles que lia, em voz alta, seu anseio para o fim era maior, esperando a aprovação.
 - E, então, pai, o que achou? – seus lindos olhos brilhavam, em dúvida e ansiedade.
- Vem cá, escritor mais lindo do papai, me dar um abraço! – abri os braços e nele recebi o maior e melhor amigo que se pode ter.
#SUGESTÃO DE LINKS:

1) Pai, me compra um amigo?, livro de Pedro Bloch, aqui.
Pin It now!

2 comentários :

Comovente, meu querido. Você está se aperfeiçoando nas narrativas. Continue assim! Só uma dica: seja mais intuitivo quando nas narrações, visualize as cenas, sinta o suor dos personagens, o mel ou o fel de sua saliva ao pronunciar as palavras. Só uma crítica construtiva. Espero que estas palavras o ajudem a crescer.
Beijos!

Muito obrigado, Sara!
Suas críticas, como sempre, muito construtivas!
Ando lendo uns best-sellers para aperfeiçoar meus rascunhos, sempre na tentativa do dever-ser um escritor.

Abraços!

Postar um comentário

Gostou? Então, assine nosso Feed RSS!

Poemas Avulsos


Todos os direitos reservados © Poemas Avulsos | Política de Privacidade