Simpatias de fim de ano

Saiba como trazer seu amor em 3 dias


Ceia em família. Festa com os amigos. Viagem para o litoral. Show do Roberto Carlos na Globo. Gordos ressonos nos braços de Morfeu, simplesmente. Várias são as formas de se passar a virada do ano, ou, como diríamos nós, importadores da língua estrangeira, Réveillon.


Alguns rezam, outros pulam sete ondas, muitos vestem brancos, e acreditam no melhor, pois, no ano próximo, os astros estarão a seu favor. 

Top Blog #3

Caro leitor, a lista tríplice de hoje é um tanto quanto soberba e pernóstica, pois composta somente de celebridades, nobres destaques do mundo literário. HAHAHA! Brincadeira, claro!

Explico-vos: antes de passar por nosso crivo, os sites/blogs em questão foram merecedores do pódio da concurso Top Blog 2011, na categoria Literatura > Pessoal > Júri Acadêmico. Não é demais ressaltar que este é um dos maiores e mais concorridos certames da Blogosfera.

Novo Acordo Ortográfico



As mudanças do novo acordo ortográfico e o adiamento de sua vigência para 2016

O governo brasileiro ainda não definiu o cronograma de implantação da nova ortografia decorrente do Acordo Ortográfico assinado pelos países de língua oficial portuguesa em 1990 (ver nosso artigo “Mudanças ortográficas no horizonte” neste mesmo site). Deve, no entanto, fazê-lo em breve.
O FNDE já estabeleceu (talvez prematuramente) que os livros didáticos que serão distribuídos às escolas em 2010 pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) deverão estar já na nova ortografia.
Nos demais casos (concursos, vestibulares e edições em geral), vai haver, necessariamente, um período de transição durante o qual as duas ortografias serão aceitas. Até que este prazo vença, teremos tempo para nos adaptar às mudanças (que são poucas). Elas podem ser assim resumidas:

Os Sem-Natal



O abandono de crianças e idosos em asilos


Olhava fixamente aquele retrato amarelado e desgastado pelas intempéries do tempo. Tentava imaginar como seria o rosto dele, após tantos anos. Será se ele tem o garbo do pai? Será se ele tem os olhos da avó? Não sei, nem nunca saberei. Absorta em meus pensamentos, encarava o nada, e ali me mantive em lágrimas e esperanças perdidas.

Descobri, há vinte anos, que era portadora de esclerose múltipla. As palavras soavam inaudíveis de meus lábios, tentando, em vão, expressar o impacto daquela notícia. Como a natureza poderia ser tão cruel? Por que eu? Será se não mereço ter uma vida plena, nem que seja um pouco mais? Padeci diante das lembranças de todo o tempo perdido e das chances abandonadas, ou pelo simples medo de errar ou pelo cômodo da imparcialidade diante das escolhas.

Agora, aqui estou. Sentada nesta cadeira de rodas, dependendo de tudo e de todos para as mais elementares atividades cotidianas. O galope de minha doença transparece no crescente peso que despenca sobre meus músculos. Por que eles não respondem aos comandos do seu mestre? Apenas sorriem diante do fracasso de minhas tentativas.

O (meu) fim do mundo (2012)


Suicídios decorrentes de transtornos psicólogicos


Acordei com um ar sôfrego, de quem correra uns 10 quilômetros, sob um sol causticante. Apoiei-me por sobre meus cotovelos naquele chão frio e impecavelmente límpido. Percorri os olhos pelo recinto desconhecido, como que em suplício de algo familiar. Com certa dificuldade, levantei-me e pus-me a explorar aquela imensidade luminosa. Não demorei muito a descobrir que o tal recinto era apenas um de uma infinidade de outros, que cortavam o horizonte em um corredor aparentemente sem fim.

Gostou? Então, assine nosso Feed RSS!

Poemas Avulsos


Todos os direitos reservados © Poemas Avulsos | Política de Privacidade